Universidade da Califórnia em Davis seleciona a BabyWorks para desenvolver um currículo de treinamento em PoCUS pediátrico

A Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis) selecionou o BabyWorks da Intelligent Ultrasound para oferecer um novo currículo de treinamento em ultrassom pediátrico Point of Care (PoCUS), gerando mais oportunidades de aprendizado para seus estagiários, com o objetivo de salvar mais vidas no leito.

Comprometida com a criação de um futuro saudável para todas as crianças por meio de um excelente atendimento ao paciente, pesquisa pioneira e educação médica inovadora, a UC Davis é um hospital pediátrico dentro de um hospital para adultos. Não é um hospital infantil “independente”, mas o departamento pediátrico trabalha em estreita colaboração com os profissionais adultos e tem acesso a eles no pronto-socorro.

Do ponto de vista pediátrico, o hospital não tem atualmente um programa de ensino de ultrassom dedicado. Até o momento, o treinamento envolve cursos remotos ou cursos em manequins para adultos. Recentemente, eles iniciaram um programa de treinamento pediátrico e neonatal que envolve o exame ao vivo de pacientes pediátricos e bebês com a permissão dos pais durante a admissão.

Quando a COVID-19 foi declarada uma pandemia em 2020, isso teve um impacto significativo na força de trabalho do hospital e no ensino de residência médica. Os programas de treinamento foram limitados devido às prioridades da equipe e ao número limitado de pais à beira do leito. A abordagem usual de treinamento não era viável, e a equipe teve de explorar outros caminhos para dar continuidade à educação médica pediátrica para professores, bolsistas e residentes.

Fora da pandemia, já havia espaço para melhorias no ensino de ultrassom pediátrico. A equipe não tinha acesso a eventos de alta acuidade e baixa ocorrência, e a prática em pacientes reais também tinha suas limitações, com base nas patologias apresentadas pelos pacientes.

A Dra. Viyeka Sethi, MD, Professora Associada de Pediatria da UC Davis, comentou: “Você só pode ver o que o paciente tem. Os sinais vitais do paciente não podem ser manipulados para ensinar e aumentar a conscientização sobre determinadas condições. As oportunidades de treinamento são limitadas pelas patologias que o paciente apresenta. Da mesma forma, se ocorrer uma descompensação aguda no meio da noite, em que um paciente desenvolve um pneumotórax ou alguém chega com derrame pericárdico, um estagiário não será a primeira pessoa a diagnosticar ou fornecer suporte ao procedimento – isso também limita a exposição dos estagiários.”

Com colegas da UTI neonatal e da sala de emergência, o Dr. Sethi e a equipe se reuniram para colaborar em uma forma alternativa de ensinar PoCUS pediátrico para o corpo docente e seus colegas.

O Dr. Sethi explicou: “Como um grupo, precisávamos de uma solução que nos permitisse criar um currículo em torno de eventos de baixa ocorrência, que são de alta acuidade e podem salvar uma vida à beira do leito, aos quais você pode não estar exposto durante todos os seus 3 ou 4 anos de treinamento em residência ou bolsa de estudos.”

Em relação à escolha da BabyWorks, o Dr. Sethi comentou: “Há uma quantidade limitada de plataformas de simulação pediátrica no mercado. A BabyWorks tem uma extensa biblioteca de patologias de pacientes, e outras estão sendo desenvolvidas. A plataforma nos permitirá oferecer aos estagiários uma exposição repetida a patologias raras e permitir que eles se formem com algum treinamento prático.”

O Dr. Sethi continuou: “A biblioteca de cardiopatias congênitas terá um valor real – não é possível ver ou examinar pacientes com cardiopatias congênitas normalmente. Os estagiários poderão examinar e ver um exemplo de alguém com transposição da grande artéria, o que não é comum em um pequeno hospital comunitário.”

Nos estágios iniciais do desenvolvimento do novo currículo, após o uso inicial da plataforma, a equipe da UC Davis desenvolverá um currículo definido que será executado durante todo o ano usando o BabyWorks para fornecer treinamento na UTIP, UTIN e no pronto-socorro. Não apenas para o PoCUS, que cada vez mais programas pediátricos estão incorporando em seus currículos, mas também para expor os estagiários a “eventos de halo” de alta acuidade e baixa ocorrência, a fim de proporcionar algum grau de competência quando chegarem ao leito em uma situação tão “realista” quanto possível.

A colaboração entre as equipes pediátricas, neonatais e da sala de emergência é uma novidade silenciosa na UC Davis. Espera-se que o BabyWorks permita que as equipes aproveitem a experiência da sala de emergência, que tem experiência com PoCUS e diagnóstico rápido, mas está menos exposta a pacientes pediátricos, com a de seus colegas da UTIP e UTIN, que se concentram nos cuidados com os bebês, mas usam menos o PoCUS à beira do leito.

O Dr. Sethi concluiu: “O BabyWorks será usado para treinar cerca de cinquenta residentes de UTIP, UTIN e pronto-socorro todos os anos, com a opção de estender esse treinamento aos nossos mais de vinte colegas do corpo docente. O BabyWorks nos permitirá usar o PoCUS de forma eficaz à beira do leito para responder a pequenas perguntas que podem afetar o atendimento que você presta, levá-lo a um caminho diferente para aquele paciente ou confirmar e deixá-lo confortável com o diagnóstico que você já estabeleceu.”

Para obter mais informações sobre o BabyWorks, clique aqui.

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